Um baixo nível de açúcar no sangue pode estar relacionado com comer antes das 8 e meia da manhã…
Foi o que pesquisadores da Northwestern University em Chicago descobriram em um novo estudo.
Neste estudo eles evidenciaram que pessoas que começam a comer antes das 8h30 tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue e menos resistência à insulina, o que poderia reduzir o risco de desenvolver diabetes.
Um estudo de jejum intermitente revelou que comer mais cedo estava associado a níveis mais baixos de açúcar no sangue e resistência à insulina.
O estudo foi apresentado virtualmente no ENDO 2021, a reunião anual da Endocrine Society.
Pular o café da manhã é bom para quem tem diabetes?
Há evidências de estudos anteriores sugerindo que há uma ligação entre pular o café da manhã e alto risco de diabetes, mas não existe relação entre café da manhã cedo e açúcar no sangue, resistência à insulina e risco de diabetes.
“Descobrimos que pessoas que começaram a comer no início do dia tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue e menos resistência à insulina, independentemente do momento em que restringiram sua ingestão de alimentos a menos de 10 horas por dia ou a ingestão de alimentos foi distribuída por mais de 13 horas diárias.” diz o pesquisador principal Marriam Ali da Northwest University in Chicago.
A resistência à insulina ocorre quando o corpo não responde tão bem à insulina que o pâncreas está produzindo e a glicose é menos capaz de entrar nas células.
Pessoas com resistência à insulina podem ter maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Tanto a resistência à insulina quanto os níveis elevados de açúcar no sangue afetam o metabolismo de uma pessoa, a decomposição dos alimentos em seus componentes mais simples: proteínas, carboidratos e gorduras.
Os distúrbios metabólicos, como o diabetes, ocorrem quando esses processos normais são interrompidos.
“Com o aumento dos distúrbios metabólicos, como diabetes, queríamos expandir nossa compreensão das estratégias nutricionais para ajudar a lidar com essa preocupação crescente.” diz Ali.
Baixo nível de açúcar no sangue…
Estudos anteriores descobriram que a alimentação com restrição de tempo, que consolida a alimentação em um período de tempo reduzido a cada dia, demonstrou consistentemente uma melhora na saúde metabólica.
O grupo dessa pesquisa queria ver se a alimentação no início do dia afetava as medidas metabólicas.
Os pesquisadores analisaram dados de 10.575 adultos que participaram do National Health and Nutrition Examination Survey.
Eles dividiram os participantes em grupos, dependendo da duração total da ingestão de alimentos: menos de 10 horas e mais de 13 horas por dia.
Foi analisado esses dados para determinar se a duração e o horário da alimentação estavam associados aos níveis de açúcar no sangue em jejum e à estimativa da resistência à insulina.
Os níveis de açúcar no sangue em jejum não diferiram significativamente entre os grupos de intervalo alimentar.
A resistência à insulina foi maior no grupo com menor duração do intervalo de alimentação, mas menor em todos os grupos com um horário de início da alimentação antes das 8 e meia da manhã.
“Essas descobertas sugerem que o tempo está mais fortemente associado às medidas metabólicas do que à duração, e apoiam estratégias alimentação precoce.”
Quer usar uma poderosa ferramenta para o controle do diabetes? E que está a um dedo de distância? Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o iGlicho:
FONTE:
[1] – https://medicaldialogues.in/diabetes-endocrinology/news/eating-before-830-am-tied-to-low-blood-sugar-and-reduced-diabetes-risk-study-75604