Para controlar diabetes o exercício regular de natação, por 16 semanas, pode ser considerado uma abordagem não farmacológica.
Controlando o diabetes tipo 2 e hipertensão, conforme sugere um estudo recente.
Também é útil para pacientes com obesidade, sobrepeso e hiperlipidemia.
De acordo com o estudo, publicado na revista BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation, pacientes com diabetes tipo 2 e hipertensão que nadaram regularmente por 16 semanas tiveram reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue, pressão arterial, perfil lipídico e gordura corporal.
Controlar diabetes: os alvos do estudo
Os pesquisadores tiveram como objetivo avaliar o efeito de sessões de natação de longa duração sobre os parâmetros glicêmicos e lipídicos, respostas hemodinâmicas, porcentagem de gordura corporal e índice de massa corporal para pacientes com fatores de risco metabólicos da Palestina.
O estudo incluiu 40 participantes com diabetes tipo 2 e hipertensão.
Eles foram divididos em dois grupos. O primeiro incluiu os participantes que realizaram sessões de natação de longa duração, já o segundo grupo serviu como controle.
Como foi o estudo?
O primeiro grupo se exercitou por 2 horas, 3 vezes na semana e durante 16 semanas, em uma piscina com a temperatura variando entre 29-33 °C.
Simultaneamente, o grupo controle não participou de nenhum exercício e foi orientados a continuarem com o seu estilo de vida cotidiano…
Após 16 semanas, os pesquisadores analisaram todos os fatores de risco de síndrome metabólica obtidos usando uma análise de variância ANOVA de duas vias.
Os resultados mostraram que houve diferenças significativas entre o primeiro grupo e o grupo controle.
O primeiro grupo apresentou variações positivas no LDL, no HDL, no colesterol total, na glicemia, na pressão arterial e no percentual de gordura corporal.
“As descobertas do estudo atual sugeriram que as 16 semanas de sessões regulares de natação poderiam ser consideradas abordagens não farmacológicas para o controle do diabetes tipo 2 e da pressão alta”. escreveram os autores.
“Portanto, este tipo de exercício pode ser uma ferramenta terapêutica útil para pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão, hiperlipidemia, obesidade e sobrepeso. Isso é clinicamente crucial para descobrir, uma vezes que um programa de natação contínua pode ser altamente recomendado para indivíduos com diabetes tipo 2.“, concluíram.
Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso.
O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…
E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso:
FONTE:
[1] https://medicaldialogues.in/diabetes-endocrinology/news/regular-swimming-improves-diabetes-high-bp-and-obesity-study-75472