dieta cetogênica e diabetes

Dieta cetogência e diabetes: Você provavelmente já ouviu falar dessa relação…

Algumas pessoas até dizem que a dieta cetogênica pode ser um verdadeiro milagre no controle do diabetes, mas será que é mesmo?

Tire as suas dúvidas sobre essa relação aqui nesse artigo!

O que é a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias totais do cardápio.

Algumas modalidades cortam quase que 100% do carboidrato ingerido! Mas por um período curto de tempo.

E esta quantidade pode variar de acordo com diversos fatores como o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.

Portanto, a grosso modo, para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz.

E aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, coco ou sementes, por exemplo, além de manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.

Qual é a origem da dieta cetogênica?

A dieta cetogênica surgiu nos primeiros anos do século 20, como um tratamento para pacientes com crises convulsivas.

Isso porque com uma menor disponibilidade de glicose no sangue, nutriente preferencial do nosso cérebro, reduz a frequência e a intensidade das crises.

Algumas pessoas dizem que na realidade a dieta cetogênica era um hábito ancestral.

Algo praticado há muitos anos pelos seres humanos, uma vez que éramos nômades e caçadores. Consumindo somente carne e sementes encontradas pelo caminho…

Mas a pergunta é:

Dieta cetogênica e diabetes tem relação?

De acordo com os últimos dados pela Organização Mundial de saúde, cerca de 366 milhões de pessoas terão diabetes até 2030…

Um número assustador que está fortemente relacionado com o excesso de peso.

Acontece que a dieta ajuda a diminuir a demanda do corpo por insulina, o que a torna benéfica para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2…

Mas tome muito cuidado antes de praticá-la. Procure a indicação do seu médico e do nutricionista antes de qualquer coisa!

Pois o ajuste das doses de insulina e hipoglicemiantes precisam ser ajustadas antes do início da dieta.

Benefícios de uma dieta cetogênica

Os corpos de cetona produzidos a partir da queima de gordura em combustível demonstraram potentes efeitos de perda de peso, ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e reduzem a dependência das pessoas em medicamentos para diabetes.

Outros benefícios:

Além disso, tem havido muito interesse na cetose terapêutica para outras condições de longo prazo, como câncer, epilepsia, doença de Alzheimer ou demência.

Benefícios significativos de perda de peso e controle de glicose no sangue podem ser derivados de um leve estado de cetose.

Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso.

O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…

E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso:

FONTES:

[1] – https://rodrigobomeny.com.br/tratamento/11-emagrecimento-tratamento-da-obesidade/122-dieta-cetogenica-e-diabetes.html

[2] – https://saude.abril.com.br/blog/o-fim-das-dietas/dieta-cetogenica-razao-ou-crenca/#:~:text=A%20dieta%20cetog%C3%AAnica%20surgiu%20nos,e%20a%20intensidade%20das%20crises.

[3] – https://pt.wikipedia.org/wiki/Dieta_cetog%C3%AAnica

[4] – https://www.tuasaude.com/dieta-cetogenica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda, ou quer saber mais sobre o iGlicho? Preencha o formulário