Crianças nascidas de mulheres com diabetes mellitus gestacional (DMG) apresentam risco aumentado de hipóxia fetal, afirma um estudo recente.
O estudo, publicado na revista Acta Diabetologica, mostrou que o diabetes gestacional está associado ao padrão ZigZag intrapartal e desacelerações tardias, pontuações de Apgar baixas em 5 minutos e sangue do cordão umbilical no nascimento.
O diabetes gestacional é uma forma de açúcar elevado no sangue que afeta mulheres grávidas.
Em todo o mundo, 16% dos partos vivos foram associados a alguma forma de hiperglicemia materna na gravidez, 84% das quais são diabetes gestacional.
Se não for tratada, pode levar a complicações maternas e fetais.
Estudos anteriores demonstraram que o monitoramento cardiotocográfico (CTG) da frequência cardíaca fetal (FCF) tem apenas benefícios limitados na redução de resultados adversos em gestações com diabetes mellitus gestacional.
Considerando isso, Mikko Tarvonen do Hospital Central da Universidade de Helsinque, Finlândia, e colegas avaliaram a associação entre o padrão ZigZag relatado recentemente e neonatal relacionado à asfixia, entre outros desfechos em gestações com diabetes gestacional.
Para isso, os pesquisadores gravaram CTGs intrapartais em 5150 partos únicos pelo período de um ano.
As seguintes alterações CTG foram avaliadas: padrão de ziguezague, padrão saltatório, desacelerações tardias, episódios de taquicardia e bradicardia, variabilidade reduzida e taquissistolia uterina.
Os partos foram divididos em três grupos: mulheres com diabetes gestacional, mulheres com teste de tolerância oral à glicose normal (OGTT) e mulheres sem OGTT realizado.
Gasometria da artéria umbilical (UA), dificuldade respiratória neonatal e encefalopatia neonatal foram usados como variáveis de resultado.
“Nossos resultados mostraram que o GDM está associado ao padrão ZigZag intrapartal e desacelerações tardias, acidemia do cordão umbilical e baixos scores de Apgar de 5 minutos ao nascimento, indicando maior ocorrência de hipóxia fetal em gestações com DMG”, concluíram os autores.
FONTE:
[1] – https://medicaldialogues.in/diabetes-endocrinology/news/gestational-diabetes-in-mother-associated-with-fetal-hypoxia-at-birth-study-79534
Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso:
O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…
E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso: