Pré-diabetes:
O treinamento de resistência (TR) é benéfico para melhorar o controle glicêmico, o percentual de gordura corporal (% GC) e os lipídios no sangue em pessoas com risco de diabetes, sugere descobertas de um estudo publicado recentemente na Sports Medicine –Open .
Além disso, o estudo afirmou que a adição de um componente dietético não resultou em maiores reduções no açúcar no sangue em jejum e triglicerídeos do que o treinamento de resistência (TR) sozinho.
O treino de resistência para o pré-diabetes
O treinamento resistido (TR) é uma intervenção eficaz para o controle glicêmico e a saúde cardiometabólica em indivíduos com diabetes tipo 2.
No entanto, o uso de RT em indivíduos com risco de diabetes tipo 2 para prevenir ou atrasar o início da doença, e as características do programa de RT que são mais eficazes ainda são desconhecidos.
Existem vários mecanismos potenciais pelos quais a RT pode melhorar o controle glicêmico.
A patogênese da regulação deficiente da glicose e eventualmente diabetes tipo 2 é amplamente influenciada pela resistência à insulina, com diminuição da captação de glicose estimulada pela insulina nos tecidos, resultando em níveis elevados de GC.
Um mecanismo potencial envolve o músculo esquelético que prova a captação significativa de glicose por meio de transportadores de glicose, como o transportador de glicose tipo 4 (GLUT4), que realiza a captação de glicose estimulada por insulina.
O TR pode aumentar o conteúdo de proteína de GLUT4, e o aumento da massa muscular pode aumentar a captação de glucose.
Portanto, as características dos programas de treinamento resistido que aumentam a hipertrofia muscular podem melhorar o controle glicêmico.
O objetivo desta revisão recente é determinar os efeitos da TR nos fatores de risco cardiometabólico em pessoas com risco de DM2 e examinar as características do programa de TR associadas à eficácia da intervenção.
“O treinamento de resistência pode ser uma intervenção eficaz para retardar ou prevenir o início de dm2 e pode ser recomendado por médicos para aqueles em risco de diabetes tipo 2 para melhorar os resultados cardiometabólicos.” Concluíram os pesquisadores.
FONTE:
[1] – https://medicaldialogues.in/diabetes-endocrinology/news/resistance-training-lowers-blood-sugar-body-fat-percentage-in-prediabetes-study-78787
Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso.
O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…
E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso: