Úlcera de Pé Diabético: Cientistas descobrem uma nova via de tratamento regenerativo

Úlcera de Pé Diabético: Cientistas descobrem uma nova via de tratamento regenerativo

úlcera de pé diabético Cientistas descobrem uma nova via de tratamento

A úlcera de pé diabético é um dos grandes pavores de quem tem diabetes

Mas isso pode mudar graças à uma nova descoberta.

A sinalização de hippo é uma via evolutivamente conservada que restringe o crescimento do órgão durante o desenvolvimento e suprime a regeneração em órgãos maduros…

Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram uma nova molécula PY-60 que tem como alvo a proteína ANXA2, um componente drogável da via hippo, a droga PY-60 foi capaz de aumentar a divisão celular e promover o reparo regenerativo em doenças crônicas.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Chemical Biology em 15 de março de 2021.

Mas como isso está relacionado com a úlcera de pé diabético?

Segundo o Dr. Michael J. Bollong, líder do estudo:

“[Nós] desenvolvemos uma maneira de ativar vários aspectos da cicatrização de feridas usando uma droga de molécula pequena que pode ser aplicada topicamente, sem afetar outros tecidos.”

Ele ainda complementa:

“Essencialmente, fomos capazes de enganar as células para que se proliferassem e fechassem a ferida, restaurando as camadas externas da pele.”

O grupo de Bollong junto com o laboratório do presidente da Scripps Research, Peter Shultz, PhD, e as equipes de descoberta de medicamentos da Calibr, examinaram mais de 800 mil moléculas para encontrar uma que estimulasse as vias regenerativas essenciais.

moléculas úlcera pé diabético

Mas o que eles descobriram?

Eles descobriram a nova molécula PY-60, que ativa de forma robusta a atividade transcricional de YAP in vitro e promove a expansão dependente de YAP de queratinócitos epidérmicos após a administração tópica da droga.

Ainda, descobriram um alvo relevante do PY-60 que é a anexina A2, uma proteína que se associa diretamente com o YAP na membrana celular em resposta ao aumento da densidade da célula.

“Achamos os resultados do estudo incrivelmente convincentes”, acrescentou Bollong.

“Esperamos que esta abordagem regenerativa possa eventualmente ser adicionada aos padrões existentes de tratamento para úlceras de pés diabéticos.” finaliza o líder da pesquisa.

FONTE:

[1] – https://medicaldialogues.in/diabetes-endocrinology/news/scientists-discover-novel-regenrative-treatment-path-for-diabetic-foot-ulcer-75923

Posts Relacionados

Fazer comentário

Recent Posts