diabetes gestacional

Diabetes materno: Mães que desenvolvem diabetes antes ou durante a gravidez têm maior probabilidade de ter filhos que desenvolvem erros refrativos, de acordo com resultados publicados na Diabetologia.

O erro refrativo é uma das formas mais comuns de deficiência visual e inclui miopia e hipermetropia, bem como astigmatismo, Jiangbo Du, PhD, professor do departamento de medicina social e educação em saúde da Universidade Médica de Nanjing na província de Jiangsu, China, participaram do estudo.

Erros de refração de baixo grau podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contato; no entanto, erros refrativos de alto grau mais graves podem evoluir para deficiência visual grave e irreversível.

“Nossas descobertas sugerem que o diabetes materno durante a gravidez está associado a um risco aumentado de alto erro refrativo na prole, em particular entre as mães com complicações diabéticas”, Yongfu Yu, PhD, pesquisador do departamento de bioestatística da Fudan University School of Saúde Pública e o departamento de epidemiologia clínica do Departamento da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, disse.

“O rastreamento oftalmológico precoce deve ser recomendado em filhos de mães com diabetes diagnosticada antes ou durante a gravidez.”

Du e colegas analisaram dados de vários registros médicos nacionais dinamarqueses e detalhes de 2.470.580 nascidos vivos na Dinamarca de 1977 a 2016.

O acompanhamento começou no nascimento e continuou até o primeiro diagnóstico de erro refrativo alto, 25 anos anos ou morte.

As mães eram consideradas diabéticas se fossem diagnosticadas com a doença antes ou durante a gravidez. Os pesquisadores avaliaram a ocorrência de erros de refração elevados na prole e o tipo específico de problema ocular.

56.419 (2,3%) foram expostos ao diabetes materno, com 0,9% e 0,3% diagnosticados como diabetes pré-gestacional tipo 1 e tipo 2, respectivamente, e 1,1% foram diagnosticados como diabetes gestacional.

A proporção de nascimentos de mães com diabetes aumentou durante o período do estudo de 0,4% em 1977 para 6,5% em 2016.

Durante o acompanhamento, erro refrativo alto foi diagnosticado em 553 filhos de mães com diabetes e em 19.695 filhos sem diabetes.

A exposição ao diabetes materno foi associada a um risco 39% maior de alto erro refrativo em comparação com filhos não expostos.

Os pesquisadores observaram uma diferença no risco de erro refrativo entre diabetes tipo 1 e tipo 2; em comparação com a prole não exposta, as taxas de erro refrativo alto foram 32% e 68% maiores, respectivamente.

Além disso, filhos de mães com complicações de diabetes tinham duas vezes mais chances de ter problemas oculares, em comparação com um aumento de 18% no alto risco de erro refrativo em filhos de mães sem complicações de diabetes.

Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso 👇

O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…

E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso:


FONTE:

[1] – https://www.healio.com/news/endocrinology/20210819/eye-problems-more-common-among-children-exposed-to-diabetes-in-utero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda, ou quer saber mais sobre o iGlicho? Preencha o formulário