proteínas no sangue de pacientes com diabetes

Durante um estudo longitudinal de 7 a 15 anos com 358 diabéticos, os pesquisadores associaram 3 proteínas no sangue a uma progressão mais lenta de insuficiência renal progressiva e doença renal diabética.

Liderados por uma equipe de pesquisadores da American Association for the Advancement of Science, os resultados sugerem que as proteínas podem ajudar os pesquisadores a identificar os pacientes com diabetes com maior risco de danos renais, potencialmente permitindo intervenções e tratamentos mais precoces.

Apesar dos avanços no controle do açúcar no sangue e nas terapias renais, os pacientes com diabetes tipo 1 ou 2 ainda enfrentam um alto risco de doença renal diabética.

Essa condição pode eventualmente progredir para doença renal em estágio terminal, mas alguns pacientes apresentam declínio renal mais lento do que outros.

Nos últimos anos, os cientistas se concentraram em entender por que alguns indivíduos progridem a taxas mais lentas e se eles podem abrigar proteínas que protegem os rins dos efeitos do diabetes.

Como parte do estudo eles acompanharam dois grupos de pacientes com diabetes tipo 1 ou tipo 2 e vários graus de doença renal diabética (358 no total) por um período de 7 a 15 anos.

Ao analisar mais de 1.000 proteínas no plasma dos pacientes, os pesquisadores descobriram que os pacientes que progrediam lentamente tinham maiores quantidades das proteínas ANGPT1, TNFSF12 e FGF20.

A equipe confirmou esta ligação protetora em um grupo independente de 294 diabéticos tipo 1; eles também descobriram que o FGF20 estava elevado em pais saudáveis ​​e não diabéticos de diabéticos tipo 1 que permaneceram livres de complicações renais.

Se validado em estudos maiores, este achado “poderia ter uma implicação profunda em pesquisas futuras sobre os determinantes do declínio renal progressivo em [diabetes tipo 1]”, disseram os autores.

No entanto, eles alertam que mais estudos são necessários para confirmar uma ligação causal entre as 3 proteínas e a proteção contra a doença renal diabética.

FONTE:

[1] – https://www.aninews.in/news/science/study-links-blood-proteins-in-diabetics-with-slower-progression-of-kidney-disease20210704210102/

Quer manter o seu diabetes controlado? Veja isso.

O diabetes controlado significa menos complicações e problemas para o paciente…

E se você busca ter um controle mais preciso e prático do seu diabetes no dia a dia veja isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda, ou quer saber mais sobre o iGlicho? Preencha o formulário