Prevenir Diabetes Tipo 2: Comer Sardinhas Regularmente Ajuda

Prevenir Diabetes Tipo 2: Comer Sardinhas Regularmente Ajuda

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Prevenir diabetes tipo 2: Você sabe os benefícios da saúde da sardinha?

Seus altos níveis de gorduras insaturadas ajudam a regular os níveis de colesterol e a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

No entanto, os benefícios não para por aí.

Confira com a leitura deste artigo!

Prevenir Diabetes Tipo 2: A Sardinha

Um estudo liderado por Diana Diaz Rizzolo, conferencista e pesquisadora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) e do Instituto de Pesquisa Biomédica August Pi i Sunyer, descobriu que o consumo regular de sardinha ajuda a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2.

Nutrientes encontrados em grandes quantidades nas sardinhas – como taurina, ômega 3, cálcio e vitamina D – ajudam a proteger contra esta doença.

“As sardinhas não só têm preços razoáveis ​​e são fáceis de encontrar, mas também são seguras e ajudam a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2. Esta é uma grande descoberta científica. É fácil recomendar este alimento durante os exames médicos, e é amplamente aceito pela população”, explicou Diana D. Rizzolo.

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Diabetes e Obesidade e do Grupo de Pesquisa em Atenção Básica, ambos do IDIBAPS; o IMIM, o Instituto de Pesquisa de Ácidos Graxos (EUA), a Universitat de Barcelona, ​​CIBERDEM e o Departamento de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Clínic de Barcelona também participaram do projeto de pesquisa.

Os resultados do estudo foram publicados abertamente na prestigiosa revista Clinical Nutrition.

Duas latas de sardinha por semana

O estudo envolveu 152 pacientes com 65 anos ou mais que foram diagnosticados com pré-diabetes (níveis de glicose no sangue entre 100-124 mg / dl) de três centros de atenção primária diferentes.

Todos esses pacientes foram submetidos a um programa nutricional que buscava reduzir o risco de desenvolverem a doença, mas apenas o grupo de intervenção acrescentou 200 gramas de sardinha à dieta todas as semanas (duas latas de sardinha no azeite).

Para facilitar esse consumo esses participantes do estudo receberam uma lista de receitas incluindo sardinhas em conserva.

Os participantes foram orientados a comer a sardinha inteira, sem retirar os ossos, por serem particularmente ricos em cálcio e vitamina D.

Do grupo que não incluiu sardinha na dieta, 27% dos membros tinham alto risco de sofrer de diabetes (medido pelo questionário FINDRISC). Após um ano, 22% se encontravam na mesma categoria.

Do grupo que incluiu sardinha na dieta, 37% dos membros tinham alto risco de sofrer de diabetes no início do estudo.

Após um ano, apenas 8% permaneciam em risco muito alto.

Melhorias também foram observadas em outros parâmetros bioquímicos importantes, como índice de resistência à insulina reduzido (HOMA-IR), aumento do colesterol “bom” (HDL), aumento dos hormônios que aceleram a quebra da glicose (adiponectina) e diminuição dos triglicerídeos e da pressão arterial, entre outros.

O estudo foi realizado em participantes com 65 anos ou mais porque a incidência de diabetes é muito maior em idosos do que na população jovem.

“À medida que envelhecemos, dietas restritivas (em termos de calorias ou grupos de alimentos) podem ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes. Porém, a relação custo-benefício nem sempre é positiva, como encontramos em outros estudos ”, afirmou o médico Rizzolo. “No entanto, os resultados nos levam a acreditar que poderíamos obter um efeito preventivo igualmente significativo na população mais jovem.

Prevenir Diabetes Tipo 2: O papel protetor dos alimentos, mas não dos suplementos.

O fato de alimentos como a sardinha – que são ricos em taurina, ômega 3, cálcio e vitamina D – terem um claro efeito protetor contra o aparecimento de diabetes não significa que tomar esses suplementos isoladamente terá o mesmo efeito.

“Os nutrientes podem desempenhar um papel essencial na prevenção e no tratamento de muitas patologias diferentes, mas o seu efeito é normalmente causado pela sinergia que existe entre eles e os alimentos que os contêm. As sardinhas, portanto, têm um elemento protetor porque são ricas nos nutrientes citados, enquanto os nutrientes tomados isoladamente na forma de suplementos não funcionarão na mesma medida”, afirmou Rizzolo.

Os pesquisadores começaram a estudar o efeito da sardinha sobre a microbiota intestinal em uma segunda fase do estudo, “já que afeta a regulação de muitos processos biológicos, e precisamos entender se eles tiveram algum papel neste efeito protetor contra o diabetes 2” , ela adicionou.

Eles também iniciaram estudos sobre a modulação da expressão de certos genes relacionados à inflamação, que poderiam desempenhar um papel no aparecimento do diabetes 2 e de várias outras doenças.

FONTE:

[1] – https://www.eurekalert.org/pub_releases/2021-05/uodc-esr050621.php

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